sexta-feira, 10 de outubro de 2014

FARISEUS DE ONTEM E DE HOJE



Os fariseus eram um grupo religioso dos tempos de Cristo. Eram em sua maioria empresários de classe média e, por isso, tinham mais contato com o homem comum ("zé povinho"), sendo muito estimados. Defendiam a tradição oral (interpretações das Escrituras) como tendo a mesma autoridade da Palavra Escrita. Os fariseus procuravam obedecer rigorosamente a estas tradições juntamente com o Antigo Testamento.  

Eles acreditavam na vida pós-morte, no juízo vindouro, na ressurreição dos mortos, na existência de anjos e demônios, e que Deus controlava todas as coisas mas que decisões tomadas por indivíduos também contribuíam para o que acontecia no curso da vida de uma pessoa.

Tanto os fariseus quanto os saduceus foram muito censurados por Jesus. Os fariseus resistiam a Jesus, pois o acusavam de quebrar as Leis de Deus e as tradições dos antepassados.

Curiosamente, os fariseus do tempo de Cristo jejuavam três vezes por semana, dizimavam até de suas hortaliças, oravam nas esquinas, entre muitos outros deveres religiosos. Mais interessante ainda é ver que Jesus não os censurou por isso, mas por fazerem dessas práticas o centro de seu relacionamento com Deus.

Hoje em dia, "fariseu" virou sinônimo de pessoa hipócrita, que vive de aparências, fingida, um religioso que gosta de aparecer, mas não vive o que prega.

Interessante que virou moda chamar "fariseu" para as lideranças evangélicas, principalmente quando essas atacam temas polêmicos: casamento gay, aborto, dízimo opcional, etc.

Será que entre os membros e congregados da enorme massa evangélica também não existem fariseus ? 

Seria muita ingenuidade responder "não". E mais simplório ainda pensar que os "hipócritas" estão apenas nos púlpitos. 

Infelizmente, tanto dentro quanto fora das igrejas evangélicas, entre os que cristãos dizem ser, existem pessoa com todas as características negativas dos fariseus. Assim como existem aqueles que se ufanam de serem dizimistas, membros assíduos de uma congregação, etc, existem os que se ufanam de não congregar em nenhuma igreja, de "dizimar" quando e como quiserem, de que "seu pastor é só Jesus", e por aí vai.

Cabem aqui as palavras ditas por  PC Farias em 1992, ao depôr numa CPI a respeito da origem do dinheiro de caixa 2 para a campanha presidencial de Collor de Melo. Disse o finado PC Farias: "somos todos hipócritas".

Isso mesmo. Todos estamos sendo fariseus, quando usamos nossas práticas (ou não-práticas) religiosas para atacar o outro, seja ele "igrejado" ou não. Não há um justo, nenhum sequer, diz a Carta aos Romanos.

Portanto, aos que se acham superiores aos demais por causa de sua conduta religiosa, fica este solene aviso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog