segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PAIS, CUIDADO COM OS TIGRES !



- Uma notícia que causou sensação no começo do mês foi o ataque sofrido por um menino de 11 anos no zoológico de Cascavel (oeste do Paraná). 
Após ser atacado por um tigre,
o garoto acabou com o braço direito amputado. No dia 30.07, o menino visitava o zoológico e, desrespeitando as normas de segurança, pulou uma cerca e aproximou-se da grade da jaula do tigre.
- Imagens mostram que ele pendurou-se na grade e colocou o braço dentro para tentar tocar o tigre - que, depois de algum tempo, atacou e dilacerou o braço do garoto. O pai do garoto, que assistia a tudo, só o tirou dali depois do ataque.
- Em depoimento, ele disse que tomava conta do filho mais novo, de 3 anos, e não tinha visto o mais velho pular a cerca.
- Contudo, testemunhas afirmaram que o pai chegou até a incentivar o filho a alimentar o felino. O pai terá que responder por lesão corporal grave e falta de cautela. De acordo com testemunhas no local, o menino estava a dar carne através das grades aos animais, incluindo leões, aproveitando ainda para brincar com os animais com paus e outros objetos.

- Esse episódio nos fala, em primeiro lugar, do cuidado que os pais devem ter com seus filhos. A Bíblia nos alerta:
Ef. 6.4 - Vós, pais, não provoquem a ira dos seus filhos, mas criai-os na doutrina e na admoestação do Senhor.
Pv 22.6 - Ensina a criança no menino em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele.

- A Bíblia também nos fala sobre a obediência dos filhos aos pais:
Pv 1.8 - Filho meu, ouve a instrução do teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe.

- Esse episódio nos fala, também, da tendência que o ser humano tem de procurar aquilo que lhe faz mal, pensando que sairá sem dano algum.
Há caminhos que ao homem parecem direito, mas o fim deles conduz à morte.

- Levando esses argumentos para nossa vida espiritual, podemos dizer que todos nós somos como aquele menino. Os tigres da vida estão por aí, disfarçados de várias maneiras: drogas, promiscuidade, prostituição, más companhias, crimes, obras da carne. O apóstolo Pedro nos avisa "o diabo, vosso inimigo, ruge como leão, buscando a quem possa tragar". E muitos de nós, imprudentes como o menino paranaense, ficamos a brincar com o tigre, ficamos a brincar com o pecado e a maldade, achando que nada de mais grave nos acontecerá. Mas as consequências sempre aparecem: fracasso, tristeza, queda, morte espiritual, e até mesmo a morte física. A Bíblia nos avisa: "tudo que a pessoa plantar, isso também colherá". O pecado não é um brinquedo, ele é um tirano.

- Mas Deus não é um pai ausente ou ocupado, como o pai do garoto paranaense. Ele também não nos incentiva a brincar com o tigre. Pelo contrário, Deus nos alerta, nos avisa, a todo momento, de várias formas, para que não entremos no caminho da tentação e da maldade.

- O problema é que muitas vezes não o escutamos. E não fazemos isso por causa do nosso orgulho, dizemos "deixa que eu me viro, deixa que eu sei me cuidar". Nos firmamos na nossa riqueza, na nossa posição, nas nossas realizações, no nosso currículo, e ignoramos os alertas de Deus.


- A Bíblia nos conta no 2º Livro das Crônicas a vida de um piedoso rei chamado Josias, que ao longo de sua vida fez o que agradava a Deus. Porém certo dia, passou por suas terras um exército egípcio indo para uma batalha em outro país, e Josias foi enfrentá-lo. O rei do Egito disse a Josias que não vinha para lutar contra ele, e que Josias desistisse daquela batalha. Diz-nos a Bíblia que não ouviu as palavras de Neco, que saíram da boca de Deus. Ou seja, Deus usou aquele rei egípcio para alertar o rei Josias, mas ele não escutou, e o resultado foi triste: Josias foi morto na batalha. Muitas vezes, Deus fala conosco através das pessoas e dos meios mais inesperados, e nós não escutamos.

Mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranqüilo, sem temer nenhum mal. Provérbios 1:33

Fica então este conselho: Pais, vigiem e cuidem de seus filhos. Filhos, ouçam seus pais.
"Honra teu pai e tua mãe" - este é o primeiro mandamento com promessa - "para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra". Efésios 6.2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog