segunda-feira, 7 de abril de 2014

FAZER O BEM, MAS OLHAR A QUEM !

Se alguma mulher crente tem viúvas em sua família, deve ajudá-las. Não seja a igreja sobrecarregada com elas, a fim de que as viúvas realmente necessitadas sejam auxiliadas. (1 Tm 5.16).
Essa instrução de Paulo a seu discípulo (e pastor) Timóteo nos lembra que o auxílio aos necessitados deve obedecer a certos critérios.
Embora Paulo tenha se convertido após os fatos narrados e Atos 6, certamente ele deve ter conhecimento dos mesmos.
No começo da Igreja Primitiva, a primeira querela não teve a ver com doutrina, mas sim, com o cuidado aos necessitados. Os convertidos não-judeus (a Bíblia os chama “gregos”) reclamaram que as viúvas desse grupo social não estavam sendo tão bem atendidas como as viúvas judias. Isso levou à instituição dos diáconos.
O cuidado com os menos favorecidos tornou-se, portanto, uma preocupação constante da Igreja Primitiva, o que ainda prossegue nos dias atuais, na esmagadora maioria das denominações evangélicas.
Mas vivendo num país com tantos milhões de pobres e miseráveis (apesar das ruidosas campanhas do governo petista de que “vai tudo bem”), é claro que sempre haverá pessoas a socorrer. O próprio Jesus afirmou que sempre teríamos os pobres conosco (João 12.8).
E além dos pobres, há os espertalhões, de todas as classes sociais. Se existem pessoas que se propõe a fraudar o Bolsa-Família e assemelhados, por que não haveriam pessoas dispostas a fazer o mesmo com as igrejas evangélicas, bem mais vulneráveis ?
Uma igreja evangélica comum dificilmente terá fiscais, assistentes sociais, arquivos detalhados, e todo o aparato burocrático necessário para se verificar se as pessoas que estão sendo auxiliadas. Dessa forma, é perfeitamente possível que o alimento vá para as “raposas” em vez das “ovelhas”.
Portanto, a diretriz do Apóstolo dos gentios é realmente válida: os realmente necessitados é que devem ser auxiliados. Isso vale para todos: viúvas, órfãos, aposentados, pensionistas, autônomos, etc. Cabe a nós estabelecer critérios válidos de verificação dessa real necessidade, e colocá-los em prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog