quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE ANO NOVO



Mais um ano se finda. 365 dias de muitas lutas e vitórias, sorrisos e choros, alegrias e tristezas. Para muitos, as certezas são poucas. Mas para aqueles que confiam em Deus, a Bíblia nos garante que
a presença dEle é real e constante, não importa que ano seja.
Salmo 90.1 SENHOR, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Deus é mostrado na Bíblia 56 vezes como nosso refúgio. Ou seja, ele é o nosso esconderijo, onde podemos nos abrigar quando caem as tempestades desta vida. E isso não só hoje ou amanhã, mas sempre, de geração em geração. Uma geração dura em média 50 anos. Mas a Bíblia nos assegura que passam as gerações e Deus permanece sempre com aqueles que nele confiam.
2 Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus. Além da presença de Deus ser constante de geração em geração, ela transcende a própria humanidade, vai ao tempo em que nem existiam seres humanos sobre a Terra.
Dizem os cientistas que as grandes montanhas, como a cordilheira dos Andes e do Himalaia, começaram a ser formadas há milhões de anos. Portanto, o que a Bíblia quer nos dizer é que há milhões de anos Deus já existia, antes mesmo do próprio planeta Terra existir.
Na verdade, antes que existisse o Universo, Deus já existia; a palavra “mundo” não se refere ao nosso planeta, representa o Universo em que vivemos.
A Bíblia vai mais além e fala “de eternidade a eternidade”: ela diz isto porque, antes da história do nosso Universo, existia a eternidade. Quando todas as coisas forem renovadas por Deus, haverá novos céus e nova terra, também na eternidade. Ou seja, a história da humanidade é apenas um tempinho, espremido entre as eternidades. E a Bíblia declara que, de um extremo a outro, Deus é Senhor.
Existem religiões que acreditam que Deus foi evoluindo, de ser humano a ser divino, ao longo dos séculos. Mas a Bíblia diz claramente que Deus sempre foi o que ele é hoje. Não houve evolução nele, não houve aperfeiçoamento ou decadência, ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. É por esse motivo que, ao se revelar para Moisés na sarça ardente, ele de apresentou como “EU SOU O QUE SOU”, quer dizer, eu fui, eu sou e eu sempre serei.
Essa imutabilidade nos dá a certeza de que podemos contar com Deus em todos os anos de nossa vida: na nossa infância podemos contar com Deus; em nossa juventude podemos contar com Deus; em nossa velhice podemos contar com Deus, podemos ter a certeza de que Ele tem o mesmo poder, a mesma misericórdia, o mesmo amor por nós. E isso nos enche de segurança para enfrentarmos o novo ano que se aproxima.
A Bíblia diz ainda no salmo 90: 3 Tu reduzes o homem à destruição; e dizes: Tornai-vos, filhos dos homens. 4 Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Mais uma vez, aqui se reafirma que para Deus o tempo não é um obstáculo. As promessas que Deus nos concedeu durante este ano de 2011 passarão pelo teste do tempo, mas se tivermos fé, elas serão confirmadas, pois o mesmo Deus que prometeu é fiel para cumprir. E nós, será que teremos paciência para esperar mais um dia ?
A Bíblia diz ainda no salmo 90: 9 Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; passam os nossos anos como uma história ligeira. 10 Os dias da nossa vida chegam a setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o orgulho deles é canseira e enfado, pois cedo se corta e vamos voando.
Por mais que vivamos, por mais que façamos planos e projetos, eles são simplesmente ridículos diante dos planos de Deus. No fim, por mais ricos e poderosos que sejamos, somos cortados pela morte e passamos voando.
Daqui a 100 anos, se Jesus não voltar, quem lembrará de nós, de nossas realizações ? o que ficará de tudo que realizamos ? Por que então os seres humanos vivem tão orgulhosos e soberbos, como se fossem viver para sempre ?
Finaliza o salmista dizendo: 12 Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios.
Esta é a oração de todo salvo. Sabendo que nossa vida é curta e passageira, precisamos aproveitá-la o melhor possível.
Infelizmente, muitos entendem isso como uma permissão para farrear, beber e cometer todo tipo de coisa errada. Mas a Bíblia deixa claro que a finalidade de nossa curta vida é aprender alguma coisa sábia, alcançarmos corações sábios.
Quantas pessoas chegam ao final de suas vidas e a desperdiçam em tolices. Quantos morrem e ouvimos o comentário “Já vai tarde”, ou então “viveu à toa” ou ainda “Que desperdício”. Mas se buscarmos a instrução de Deus, alcançaremos uma vida plena em comunhão e na graça de Jesus Cristo.
Estamos, portanto, chegando a mais um fim de ano. Parece uma data mágica, em que os sonhos e esperanças se renovam. Isso é típico da nossa natureza humana, nós somos assim mesmo. Como o ano de 2012 ainda não aconteceu, transferimos para ele as nossas expectativas e sonhos.
2011 foi um ano de muitas mudanças, no Amapá, no Brasil e no mundo. É verdade que nem todas foram positivas, nem todas trouxeram para o povo as realizações que se esperava. Muita coisa ficou a desejar, deixando pessoas com um gosto amargo de desilusão na boca. Os projetos humanos, as promessas do homem, são assim mesmo, por isso não podemos nos firmar nelas.
Na verdade, essas falhas destacam a majestade divina e ajudam a derrubar um certo triunfalismo evangélico, um “oba-oba” de muitos crentes e igrejas, que durante muitos anos decretaram que o Amapá é de Jesus, o Brasil é de Jesus, e haja incentivar as pessoas a profetizar vitória, sucesso e prosperidade, certos de que suas palavras tem poder.
A realidade está aí para desmentir esse triunfalismo; neste ano de 2011, muitos crentes fiéis perderam seus empregos, muitos crentes fiéis enfrentaram filas nos hospitais sem achar a cura, muitos crentes fiéis terminaram o ano mais endividados do que começaram, muitos crentes fiéis morreram em acidentes de trânsito que poderiam ser evitados com mais fiscalização e prevenção.
A dura realidade das carências na saúde, na educação, na segurança pública, no saneamento básico, no emprego e tantas outras, está aí para nos lembrar que não vale quase nada para nós cristãos falar, declarar, decretar, realizar atos proféticos ou coisa semelhante, se não fizermos um trabalho de evangelização, um trabalho de ensino da boa doutrina, um trabalho de restauração dos marginalizados, um trabalho de limpeza de alguns púlpitos, um trabalho de escolha de boas lideranças cristãs, um trabalho de conscientização política e de participação cidadã. Sem isso, nossas palavras serão apenas como o metal que soa ou como o sino que retine.
Infelizmente, 2011 foi também um ano marcado por histórias delicadas envolvendo líderes evangélicos, com disputas não tão espirituais jogadas na TV e na internet, sem falar lideranças evangélicas envolvidas com casos extraconjugais e escândalos financeiros mas que subiram aos púlpitos de suas igrejas como se nada estivesse acontecendo, além dos tele-evangelistas norte-americanos que vieram pedir dinheiro em terras brasileiras, pois parece que na América eles não têm mais “credibilidade”.
Diante disso, fica a pergunta: O que esperar de nossas igrejas e líderes em 2012 ? Se cremos no que a Bíblia diz, a coisa só vai piorar. Os apóstatas vão continuar mandando brasa, a ganância por dinheiro e poder não vai parar, mas é preciso que as igrejas sérias se unam para bombardear o mundo com a sã doutrina, com o verdadeiro evangelho, ajudando aqueles que precisam ser alcançados pela palavra de Deus, a encontrar o verdadeiro caminho.
Não adianta só publicar notas no rádio e na TV, é preciso partir para ação, com coisas concretas que levem as pessoas a serem rebanho de Deus! Sabendo que tais escândalos poderão se repetir no próximo ano, entendo, que está na hora de ouvir as palavras do Senhor por boca do profeta Joel, colocando-as em prática: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus... Chorem os sacerdotes, ministros de Deus, junto ao altar, e clamem: Poupa o teu povo, ó SENHOR...” (Joel 2.12-17).
Talvez para muitos este ano não tenha sido muito bom. Talvez não tenhamos conquistado tudo que queremos e precisamos. Mas supliquemos a Deus seu favor para este ano de 2012. Ele tem tudo que precisamos, materialmente e espiritualmente.
E para aqueles que estão receosos das profecias do fim do mundo em 2012, o famoso apocalipse maia, fiquem tranquilos.
Vamos pedir a Deus uma compensação pelas aflições que vivemos neste ano de 2011, e Ele, em sua misericórdia, nos concederá. Não porque merecemos, não porque decretamos isto, não porque determinamos ou exigimos isto, não porque colocamos Deus na parede, mas porque Deus é bom, e a sua bondade dura para sempre.
Podemos pensar dessa maneira, pois a Bíblia nos diz:
Volta-te para nós, SENHOR; até quando? Aplaca-te para com os teus servos. Farta-nos de madrugada com a tua benignidade, para que nos regozijemos, e nos alegremos todos os nossos dias. Alegra-nos pelos dias em que nos afligiste, e pelos anos em que vimos o mal (Salmo 90.13-15).
Quantos planos e projetos temos para 2012. Quantos sonhos e realizações. Vamos entregar tudo a Deus, vamos rogar a sua benção para que tudo venha a se realizar conforme queremos. A Bíblia declara que do homem são os intentos do coração, mas do Senhor vem a resposta da boca.
Apareça a tua obra aos teus servos, e a tua glória sobre seus filhos. E seja sobre nós a formosura do SENHOR nosso Deus, e confirma sobre nós a obra das nossas mãos; sim, confirma a obra das nossas mãos (Salmo 90, 16.17)



Um comentário:

  1. Graça e paz pr,
    Muito obrigado pelo comentário no post -Cristo provado e aprovado-, suas palavras foram muito sábias e com isso podemos aprender juntos. Deus te abençoe e te use sempre.
    www.oucaapalavradosenhor.com

    ResponderExcluir

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog