segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O AVIVAMENTO QUE PRECISAMOS


     AVIVAMENTO: uma das palavras mais conhecidas no meio evangélico atual.
     AVIVAMENTO é bíblico, lemos a súplica do profeta Habacuque (que também deve ser a nossa): “Aviva, ó Senhor, a tua obra” (Hb 3.2).
      Nesses dias em que vivemos, com o aumento do pecado, da violência, da miséria, da corrupção; com a inversão de valores; com a transigência à iniquidade; são tempos em que a Igreja de Cristo (independente de rótulos e placas) precisa estar avivada.
     Por outro lado, a Bíblia não apóia o que alguns cristãos e igrejas (principalmente do continente americano, incluindo o Brasil) estão fazendo, e chamando de AVIVAMENTO EXTRAVAGANTE.
     Debaixo desse nome, está um conjunto de práticas e ensinos que supostamente teria por objetivo “quebrar paradigmas” (outro mantra gospel atual...), mas que na realidade serve de entretenimento e às vezes até zombaria para o povo não-evangélico.
      Por exemplo, a profecia, um dos dons do Espírito Santo para a igreja Cristã, está servindo em muitos lugares de pretexto para a dominação do rebanho, ou como meio de arrecadação de contribuições financeiras, ou ainda como meninice; isso mesmo, meninice, comportamento infantil e que em nada edifica os cristãos.
       Por que o “profeta” precisa marchar, gritar, pular, tumultuar a ordem do culto, encostar a cabeça na testa do “profetado”, quando a Bíblia ordena “falem 2 ou 3 profetas, e os demais julguem” ? Aliás, repare bem: A PROFECIA DEVE SER JULGADA, EXAMINADA, PASSADA NO CRIVO DA PALAVRA DE DEUS; portanto, não tem respaldo bíblico alguns “profetas” de nossos dias que intimam as pessoas a crerem neles (não em Deus) INCONDICIONALMENTE, sob pena de maldições e castigos.
       Por que o cristão cheio de alegria (supostamente) celestial precisa arranhar-se nas paredes, rodopiar, pular, cair ao chão, andar no cão como um animal, imitar sons de animais, etc. ? Não ordena a Palavra de Deus “faça-se tudo DECENTEMENTE e COM ORDEM ?” (1ª Co 14.40).
       Repare que no primeiro derramamento do Espírito Santo que a Bíblia registra na Igreja Primitiva (Atos 2), foram vistas línguas de fogo pousando na cabeça dos discípulos de Cristo ! Que maravilha ! Você tem notícia de alguma reunião evangélica atual ou recente onde isso tenha acontecido ? No entanto, mesmo naquela ocasião tão especial, a Bíblia não registra que Pedro tenha ficado cheio da “unção da loucura”, ou que Tiago tenha marchado pelo Cenáculo, ou que João tenha caído cheio do poder, ou algo semelhante. Registra sim a Bíblia, que todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar em línguas desconhecidas para eles (mas inteligíveis para as pessoas estrangeiras que estavam em Jerusalém).
     Pregadores e cantores vestidos e agindo como popstars diante de platéias histéricas; fanatismo; formalismo; comportamentos tresloucados em nome da fé; quedas ao chão supostamente em nome do poder de Deus; podem ser   outra coisa, mas não avivamento bíblico e genuíno.
      Precisamos deixar para trás as meninices e infantilidades, e seguir rumo à condição de varão perfeito (Efésios 4.13). O EVANGELHO ainda não perdeu seu poder e virtude; ORAÇÃO E JEJUM ainda funcionam; SANTIFICAÇÃO ainda é pré-requisito para entrarmos nas mansões celestiais; HUMILHAÇÃO E RENÚNCIA ainda não foram retirados das exigências espirituais para os verdadeiros cristãos.
       Na realidade, o avivamento que precisamos é justamente aquele que traga NOVA VIDA para os cristãos, tirando-os do comodismo, da indiferença às coisas de Deus, despertando-os para evangelismo, missões, ensino, pregação e assistência social. Levando a cristandade de volta não ao padrão da Igreja Primitiva, não de volta ao judaísmo messiânico, mas sim levando-a ao padrão de NOIVA DE CRISTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALEGRE NOSSO CORAÇÃO: COMENTE !!!

Pesquisar este blog